O ano 2019 será definido como o Ano Nacional da Colaboração. Por isso, durante o próximo ano, as instituições serão desafiadas a trabalhar em conjunto, a fim de resolverem com eficácia os novos problemas da sociedade. Na lógica de que “sozinhos resolvemos os problemas mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, e, portanto, conseguem-se alcançar os problemas mais complexos.
Gradualmente vai-se assistindo a uma mudança cultural, que já não passará por a defesa da “nossa pequena quinta”, mas sim de mobilizar todos para a participação.
É de extrema importância investir nas parcerias institucionais, de forma a descentralizar as competências e, assim, construir pontes duradoras e sustentáveis de forma a atingir o bem comum.
Durante o próximo ano, o Centro Social e Paroquial de Vilar de Andorinho compromete-se a reforçar as parcerias, e a investir em novas, caso isso traga benefícios para a instituição.
Ao longo do ano 2019, o foco será a criação de duas respostas sociais: Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, bem como conseguir acordo de cooperação para pelo menos uma delas.
Neste Plano de Ação estão inventariados os objetivos estratégicos, bem como os objetivos operacionais, respetivos indicadores e metas a atingir com os objetivos apresentados. Posteriormente, será apresentado o Plano de Atividades, que perante os objetivos operacionais, desenvolverá as respetivas ações, os responsáveis e a calendarização.